DESAFIO
A área do Parque dos Morros foi comprada pela Prefeitura Municipal de Santa Maria visando a criação de uma área de conservação e educação ambiental compatíveis com o lazer para a comunidade. O Parque e seu entorno encontram-se inseridos na Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, se configurando como uma das áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade do Rio Grande do Sul, abrigando um dos últimos remanescentes florestais de Mata Atlântica, como também, formações campestres localizadas no topo do morro, além de uma rica fauna.
SOLUÇÃO
Elaborar o Plano de Manejo do Parque dos Morros como ferramenta de consolidação para criação da área de conservação e educação ambiental. Foi desenvolvido o Zoneamento do Parque dos Morros, onde foram definidos os usos de acordo com cada área delimitada e Programas de Manejo com o objetivo de garantir um bom funcionamento da unidade de conservação e sua relação com o entorno.
RESULTADO
Realizamos o Plano de Manejo para instalação do parque no ano de 2013, em projeto da Prefeitura Municipal de Santa Maria com recursos do Banco Mundial. O PNMM é hoje uma Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral, e segundo a Lei ambiental 9.985 (18 de julho de 2000), nele é permitido apenas o uso indireto de seus recursos naturais, ou seja, que não envolve consumo, coleta ou dano, como: recreação em contato com a natureza, turismo ecológico, pesquisa e educação ambiental.