DESAFIO

Risco associado à área do antigo Aterro Benópolis, atual bairro Humaitá, devido à produção de biogás pelos resíduos dispostos em subsuperfície, junto ao antigo aterro. O antigo aterro em questão teve seus resíduos depositados junto à área que hoje compreende o Parque Mascarenhas de Moraes, e algumas quadras de seu entorno. Seus resíduos foram depositados há aproximadamente três décadas e meia entre os anos de 1977 e 1983 ou 1984, sendo depositados, segundo Trindade e Figueiredo (1982), mais de um milhão de toneladas de resíduos sólidos sem uma distinção mais aprofundada quanto à sua tipologia.

SOLUÇÃO

Instalação de Poços de Monitoramento para pesquisa de ocorrência de biogás, para o monitoramento quantitativo de metano (CH4), monóxido de carbono (CO), hidrogênio (H2) e ácido sulfídrico (H2S). Estes poços fazem parte de um serviço de investigação prospectiva complementar de risco associada a esta área quanto à produção de biogás pelos resíduos dispostos em superfícies, junto ao antigo aterro.

RESULTADO

Monitoramento de gás para o melhor entendimento quanto a presença, tipologia e quantidade de biogás, fruto da degradação de resíduos biodegradáveis.

Projeto

Cliente: Aterro Benópolis
Segmento: Gestão Ambiental

Siga-nos

Inscreva-se e assine nossa newsletter e inspire-se todos os meses

RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS PROUZIDOS POR NOSSA EQUIPE
1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder