Acontece nos dias 29 e 30.03 em Brasília, a Conferência Nacional de PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) e CGHs (Centrais Geradoras Hidrelétricas). O evento, em sua sexta edição, reúne os principais atores envolvidos com o setor, como empreendedores, autoridades governamentais e especialistas, e tem como intuito promover debates técnicos, regulatórios, socioambientais, econômicos e políticos sobre a atuação das usinas hidrelétricas de pequeno porte, que hoje representam 4% da matriz elétrica brasileira.
Para melhor entendimento, as PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) são usinas de tamanho e potência relativamente reduzidos, e por ocuparem pouco espaço físico, representam importante alternativa para a matriz energética quando implantadas em locais próximos a centros consumidores.
Já as CGHs (Centrais Geradoras Hidrelétricas) são usinas ainda menores, possuindo incentivos legais e descontos tarifários. Com menor custo, infraestrutura e complexidade, causam menor impacto ambiental, sendo ótima alternativa para geração de energia renovável e atrativa para investidores privados e a consequente descentralização da produção de energia.
A Geoprospec, especialista em gestão e licenciamento ambiental de empreendimentos do setor energético, se faz presente ao evento para contribuir com o debate e auxiliar seus clientes e parceiros na viabilização e sustentabilidade de seus empreendimentos, que passa pela geração de valor e relevância do setor para a matriz energética nacional.